Tanoaria J. M. Gonçalves

A Tanoaria J. M. Gonçalves é uma empresa familiar que alia, de forma exemplar, a experiência de cerca de 100 anos de actividade com a utilização das tecnologias mais avançadas, facto que tem permitido uma progressiva e permanente conquista dos mais exigentes mercados tanto nacionais como internacionais.

As nossas modernas instalações servem de berço a uma Tanoaria de elevada qualidade que combina tecnologia de ponta no sector com a experiência e o saber adquiridos por 4 gerações de tanoeiros.

Desde muito cedo que a J.M. Gonçalves se tornou líder de mercado nacional, o que abriu portas para uma conquista progressiva de novos clientes e mercados espalhados por todo o mundo.

A J. M. Gonçalves localiza-se em Palaçoulo, Miranda do Douro (Portugal), local de pureza ecológica inquestionável, junto do Parque Natural do Douro Internacional, com condições óptimas para a secagem natural das nossas madeiras.

História

A arte de tanoeiro começou na família Gonçalves há cerca de 100 anos atrás, com Abílio Gonçalves (Pai do nosso fundador) que se iniciou no fabrico de barricas para os produtores de vinho da região de Trás-os-Montes em Portugal.

Esta arte foi seguida pelo seu filho e nosso fundador José Maria Gonçalves, que fez barris artesanais durante quase 20 anos, desde os finais da década de 1940.

Em meados dos anos 60 ele deixou Portugal para trabalhar em França nas mais afamadas tanoarias da época.
Mas não estava satisfeito. Tinha um sonho: levar a sua família, junto com tudo o que havia aprendido, sonhado e projectado para Portugal e começar o seu próprio negócio.

Então ele começou por uma pequena oficina na sua garagem, trabalhando dia e noite com a ajuda dos seus filhos mais velhos.
Finalmente em 2001 José Maria viu o seu sonho tornado realidade pela mão dos seus 6 filhos. O pequeno negócio da família evoluiu dando lugar a uma empresa nova e moderna, que não esquece as suas origens, preservando as tradições familiares e o “know-how” adquirido ao longo de muitos anos de experiência.

Eles honraram o legado do seu pai dando o seu nome à empresa: J.M. Gonçalves.

Foi o mais um capítulo de uma história de sucesso.

Parceiros

Tonnellerie Meyer

A Tonnellerie Meyer fundada 1949, em Barsac – Bordeaux (France) em plena região de Souternes, estando sempre no seio da família Meyer até ao final dos anos 90.
Desde a sua fundação sempre primou por uma tanoaria de alta qualidade, conseguindo grande prestígio e renome na Região de Bordéus.
A partir do início do século toda a actividade da empresa é transferida para o grupo J.M. GONCALVES. Hoje toda a produção Meyer é garantida pela melhor tecnologia, rigor e exigências J.M. Gonçalves.

www.tonnelleriemeyer.com

Le Grand JM Gonçalves

A marca LeGrand J.M. Gonçalves resulta da cooperação com Marc Le Grand.
Marc Le Grand tem 20 anos de experiência em três campos complementares: vinha, adega e trabalho em vendas de vinho na região de Conhaque, para os principais comerciantes de Bordéus. Desde 1998 que esteve à frente dos destinos da venda e fabricação de barris de algumas das tanoarias de maior prestígio da França.

www.mlegrand.com

Xylo One

A Xylo One foi fundada em 2002 pela mão de Arcílio Almeida. Estrategicamente localizada na “capital” Portuguesa da Cortiça (Lourosa), tem uma forte implantação na Europa Central. Tendo em vista a expansão de ambas as empresas e o desejo de apresentar uma oferta mais completa de produtos, a Xylo One e A J.M. Gonçalves, decidiram em 2003/2004 estabelecer uma joint-venture para as barricas através da marca XyloOne by J.M. Gonçalves.

www.xyloone.pt

Parcerias I&D

Na sua busca incessante pela melhoria contínua, a J.M. Gonçalves tem cooperado de forma regular com instituições como:

• Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (http://www.utad.pt/)
• NERBA – Núcleo Empresarial da Região de Bragança (http://www.nerba.pt/)
• Instituto Politécnico de Bragança (http://www.utad.pt/www.ipb.pt)
• IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional
• Consejo Regulador de la Ribera del Duero (http://www.riberadelduero.es/)
• Escola Superior Agrária de Viseu (http://www.esav.ipv.pt/ )
• EVN – Estação Vitivinícola Nacional (http://www.inrb.pt/inia/)
• Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (http://www.esb.ucp.pt/)
• Rota dos Vinhos Vindouro (http://www.rutainternacionaldelvino.com/)